Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Minas Gerais > Ferros > Parede das Aderências – Extrema Direita

Ampliar imagem Parede das Aderências – Extrema Direita
1 – Pr. Bolo de Cenoura
2 – 51, Uma Boa Ideia
3 – Mais Chuva Que Sol
4 – Só a Cabecinha
Ampliar imagem Parede das Aderências – Extrema Direita
Parede das Aderências - Extrema Direita - esquema de trilhas
Parede das Aderências – Extrema Direita
Cadastrada por: Luciano Bender, em 11-02-2019 às 22:53
Descrição: Paredão rochoso com potencial para novas vias, contando, no momento, com apenas quatro linhas completas.

A trilha pode não estar muito bem definida devido à pouca frequência atual neste setor.
Como chegar à base: A caminhada até a base para as duas vias da esquerda ("Bolo de Cenoura" e "51, Uma Boa Ideia") é praticamente a mesma para acessar as vias do Setor das Clássicas Longas (na Parede Principal), apresentando cerca de dois quilômetros desde a sede da fazenda. Após passar pela bifurcação para a direita, que sobe para a Parede Principal, continue pela trilha principal e pegue a bifurcação à esquerda. É necessário cruzar o córrego localizado em frente à subida para o setor esquerdo da Parede Principal, um pouco antes de um pequeno curral existente. Uma boa dica é que este ponto de cruzamento do rio é bem próximo à junção do córrego que vem da trilha da direita com o córrego principal. Outra boa referência é a trilha para a direita para o setor das Clássicas Longas, que se inicia contornando o bambuzal pela esquerda. Ultrapassado o córrego, deve-se subir por cerca de 50 metros entre a mata, bem à direta de um leito seco de um pequeno grotão, e se chegará à parede.

O acesso à base das vias da direita ("Mais Chuva Que Sol" e "Só a Cabecinha") pode ser feito de duas formas: (I) acessar a parede pela picada até a "Bolo de Cenoura", subir a encosta e acessar o primeiro grampo da via "51, Uma Boa Ideia" e, a partir daí, rapelar até a base das vias em uma diagonal para a direita; ou (II) continuar seguindo a trilha principal até o ponto onde aparece uma porteira de um pequeno curral. Deste ponto, deve-se descer até o córrego à esquerda em direção ao início de um bambuzal, onde pode-se avistar um grotão seco onde se inicia a trilha que dá acesso à parede. A trilha segue por cerca de 50 metros, inicialmente pelo grotão e, em seguida, subindo para a esquerda até encostar na pedra. Os primeiros grampos das vias ficam logo à vista.
Fonte: VERGNANO, Pedro Bugim Ruel; MAGALHÃES, Antonio Carlos; GOMES, Celso José Ferreira. Guia de Escaladas de Ferros/MG. Rio de Janeiro: Ed. dos autores, 2018. Disponível em http://www.grupounicad.com.br/pedro/Guia_Ferros.pdf
Coordenadas: -19.294612221357763,-42.97496712114423
Encontrou algo errado? Clique aqui